Registros de Câncer

Registro Hospitalar de Câncer

O Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do Hospital Araújo de Câncer Jorge foi criado em 1987, por ocasião do acidente nuclear com o césio 137.
O objetivo principal do setor é detectar, contar e organizar os dados relevantes sobre os casos com diagnóstico de neoplasia maligna de todos os pacientes atendidos em cada ano, por data de diagnóstico.

As principais características dos tumores são definidas pela topografia (localização –órgão ou sistema), morfologia ou tipo histológico (tipo de células e tecidos que deram origem), e estadiamento (extensão da neoplasia ao diagnóstico).

Outros objetivos: avaliar a qualidade da assistência oncológica prestada pelo hospital, considerando as variáveis do diagnóstico acima elencadas, especialmente o estadiamento, os tratamentos administrados e a evolução da doença. Dessa forma, o RHC contribui indiretamente para a melhoria da assistência médica prestada ao paciente.

Além disso, o Registro Hospitalar de Câncer contribui, de forma importante para o planejamento das atividades hospitalares e incentiva a melhoria da qualidade das informações dos prontuários dos pacientes. O setor também possui um papel importante no que se refere à troca de informações inter-institucionais, facilitando a pesquisa científica, permitindo estudos colaborativos e participando, como fonte primária, de uma rede de informações sobre o câncer.

Cartilha RHC

Cartilha Controle de Qualidade

Cartilha Prontuário Único

Registro de Câncer de Base Populacional de Goiânia (RCBP-GO)

Os Registros de Base Populacional são sistemas de informação que apresentam os dados reais sobre incidência de câncer em um município. A incidência de câncer representa o ponto de partida para numerosos estudos epidemiológicos descritivos e analíticos.

O Registro de Câncer de Base Populacional de Goiânia foi criado em julho de 1986, na secretaria de Estado de Saúde de Goiás e, em novembro de 1994, foi transferido para a Associação de Combate ao Câncer em Goiás, onde vem desenvolvendo suas atividades.

O trabalho desenvolvido pelo RCBP compreende a coleta, a identificação e o registro de informações específicas sobre cada caso de câncer surgido no município de Goiânia, no decorrer de cada ano. A coleta dos dados é ativa e os critérios de controles de qualidade são traduzidos pela consistência das informações: idade, sexo, topografia e histologia.

O RCBP – Goiânia permite detectar na população:

  • Fatores ambientais que podem estar relacionados ou influenciar na prevalência das neoplasias malignas;
  • Grupos étnicos mais afetados;
  • Quais setores da área de cobertura do Registro de Câncer tem maior incidência de neoplasias;
  • Quais as tendências da incidência e mudanças no comportamento de alguns cânceres ao longo do tempo, entre outros.
  • Hospital de Câncer Araújo Jorge, Rua 239, nº 181, Setor Universitário, Goiânia – GO – CEP 74605-070
  • Horário de Atendimento 8h às 17h, de segunda a sexta
  • Telefone (62) 3243-7076 / 3243-7152

Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo