Banco de Sangue

Você sabia que um pequeno gesto é capaz de salvar até quatro vidas?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país seja de, no mínimo, 3,5% da sua população. No Brasil, essa taxa não chega a 2%.


Seja um doador

O Banco de Sangue do HAJ recebe doações de qualquer tipo de sangue, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Rua 239, n º 206, Setor Universitário.

Mas, o que falta para doarmos mais sangue?

Na opinião de quem há anos literalmente arregaça as mangas em prol dessa causa, falta uma disposição que nasce da vontade de fazer o bem, sem olhar a quem.

É a solidariedade que abastece diariamente o Banco de Sangue do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), de onde saem as bolsas usadas por praticamente todos os pacientes que lutam contra a doença na instituição.

A unidade se destaca como um dos melhores e mais bem preparadas da região Centro-Oeste para atendimento a pacientes oncológicos. Além dos pacientes que vão se submeter à cirurgia, os pacientes de transplante de medula óssea e os que estão se submetendo a quimioterapia e radioterapia, necessitam muito de sangue e de plaquetas.

 

Por que o paciente oncológico precisa tanto de transfusão de sangue?

As plaquetas são elementos do sangue que atuam na coagulação. Há pacientes que apresentam deficiência de plaquetas, causada por transplante de medula ou pela ação da quimioterapia. Sem o sangue, muitos procedimentos podem ser adiados. No caso do paciente que está fazendo quimioterapia, se não houver o suporte da transfusão, ele poderá não superar o tratamento. Por isso, o gesto de doar sangue ao paciente com câncer representa esperança, oportunidade e vida.

Banco de Sangue Como Doar?

1 Identificação

Traga um documento de identidade com fotografia (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional, certificado de reservista).

2 Triagem

Na sala de triagem, verificam-se os sinais vitais e faz-se um teste para verificação de anemia.

3 Entrevista

Entrevista para saber o histórico médico, os hábitos e as condições para nos certificar de que a doação não será prejudicial ao doador nem ao receptor.
A entrevista é realizada por profissional capacitado, individualmente, não sendo permitida a presença de acompanhantes.

4 Coleta

Após a triagem, o doador é encaminhado à sala de coleta. A coleta é um procedimento totalmente seguro. O volume coletado é de aproximadamente 450 ml (padrão internacional), que representa menos de 13% do total de sangue do corpo de um adulto.

5 Finalização

Finalizada a coleta, o doador é encaminhado à sala do lanche para alimentar-se e ingerir líquido. O tempo de permanência total no banco de sangue é de, em média, 40 minutos. O material da coleta é descartável e de uso único. Uma série de exames será realizada no sangue, que será entregue em aproximadamente 15 dias.

Cuidados

Alguns cuidados durante e após a doação devem ser tomados para que seja uma experiência agradável, como por exemplo:

  • Ingerir bastante líquido no dia da doação;
  • Não fumar por 2 horas;
  • Para dirigir, aguardar 30 minutos;
  • Não realizar exercícios físicos intensos;
  • Não exercer força com o braço que foi realizado a doação;
  • Somente sair do banco de sangue após ter se alimentado do lanche

Se sentir algo anormal ou apresentar algum dos sintomas descritos, comunique-nos imediatamente para avaliação e orientação. Lembre-se: quanto mais cedo à complicação for detectada e tratada, melhor será a recuperação.

Banco de Sangue Doação de Plaquetas

As plaquetas são um dos componentes sanguíneos fundamentais no processo de coagulação sanguínea. A redução do número de plaquetas (ou alteração em sua função) pode predispor ao sangramento. Assim, a transfusão do concentrado de plaquetas é uma das formas de minimizar o risco de hemorragia, muito freqüente em pacientes em tratamento quimioterápico, naqueles submetidos a transplantes ou com falência de medula óssea.

Durante a plaquetaférese (doação por aférese), o sangue do doador passa pela máquina de aférese através de um kit totalmente descartável (em nenhum momento há contato entre o sangue e a máquina). O procedimento é seguro e dura aproximadamente 1 hora. Através dele somente as plaquetas são doadas, e em uma quantidade 8 a 10 vezes maior do que a que se obtém através de uma doação convencional. O restante (hemácias e plasma) retorna ao doador durante a doação. A quantidade de plaquetas doadas não faz falta para o doador e volta ao normal em 48hs.

Esta doação deve ser agendada com antecedência, em virtude do tempo necessário para preparo do equipamento e para a coleta propriamente dita.
O intervalo mínimo recomendado entre a doação de sangue convencional e a de plaquetas é de um mês.

O restante do processo de doação por aférese é o mesmo utilizado para a doação convencional:


1 Identificação

Cadastro mediante apresentação de documento com fotografia;

2 Triagem

Verificação do pulso, pressão arterial, temperatura e hemoglobina;

3 Entrevista

Entrevista clínica;


A seleção do doador segue os mesmos critérios utilizados para a doação de sangue convencional. A diferença principal é que a pessoa que fez uso recente de antiinflamatório/analgésico contendo ácido acetil salicílico (ou outro antiinflamatório que afete a função plaquetária) deve doar plaquetas somente cinco dias após o uso do medicamento.

Outra condição necessária para a doação automatizada é a presença de veia de bom calibre. Uma veia que permita a coleta de sangue convencional nem sempre é adequada para doação por aférese.

Em cada doação, será realizada uma série de exames como os de sífilis, HIV, Hepatites B e C, Chagas, HTLV, pesquisa de hemoglobina anômala. Também serão realizadas tipagens sanguíneas ABO e Rh, pesquisa de anticorpos irregulares e NAT.






Banco de Sangue Curiosidades

1

A cada dois segundos, algum paciente necessita de transfusão de sangue no Brasil.

2

Cerca de uma em cada grupo de cinco pessoas que são internadas no hospital necessitarão de transfusão de sangue durante o período de internação.

3

O doador não tem nenhuma obrigação em doar sangue novamente. Só doa se quiser!

4

O sangue representa cerca de 7% do peso corporal de um indivíduo adulto.

5

O volume total de sangue a ser doado não pode exceder 8 ml / kg de peso para as mulheres e 9 ml / kg de peso para os homens. O volume máximo admitido para uma doação é de 450 ml ± 50 ml, aos quais podem ser acrescidos de até 30 ml para realização dos exames laboratoriais exigidos pelas leis e normas técnicas.

6

A doação de sangue não engrossa nem afina o sangue.

7

Doando sangue você não ganha nem perde peso.

8

Mulheres podem doar sangue mesmo no período menstrual.

9

A doação de sangue não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas. Portanto, você não corre risco de contrair AIDS ou Hepatite com a doação de sangue.

10

Plasma é  a parte líquida do sangue e corresponde a cerca de 55% do seu volume. Os outros 45% do volume do sangue são representados pelas células: glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos.

11

Glóbulos vermelhos ou hemácias são células que têm a função de transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos e gás carbônico dos tecidos para os pulmões. São estas células que dão a cor vermelha ao sangue.

12

As plaquetas são pequenos fragmentos celulares cuja função é ajudar na interrupção de sangramentos.

13

Os glóbulos brancos ou leucócitos são células responsáveis pela defesa do organismo contra infecções.

14

Todas as células do sangue são produzidas na medula dos ossos, principalmente nos ossos chatos.

15

Uma unidade de sangue total doado pode ser fracionada em: concentrado de hemácias, plasma e concentrado de plaquetas, portanto atendendo três pacientes distintos ou diferentes. Com isso, três é o número de vidas que serão salvas com cada doação de sangue.

Nossos registros de credibilidade

Faça uma doação Voltar ao topo