Comunique Erro

 
Nome:
E-mail:
Erro:
Fechar
Empresas amigas
Resultados de Exames

Consulta de resultados de exames

Área médica:
Resultados de Exames

Newsletter

Receba novidades da ACCG

Cotação On line

Faça sua cotação de forma rápida e prática em nosso sistema.

Fazer cotação
Licitações

Confira aqui as modalidades
que a ACCG oferece para licitações.

Notícias
Tamanho da Letra A- | A+

Reuniões Científicas: encontros semanais de estudos de cancerologia

Destaque

O Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), unidade da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), coordena as Reuniões Científicas que são realizadas no Hospital Araújo Jorge (HAJ), há 48 anos. Elas permitem que os participantes obtenham uma vasta base teórica e transdisciplinar para o desenvolvimento e tratamento em cancerologia. Para o ano de 2018, estão previstos 34 encontros , todos programados para as sextas-feiras de cada semana.

As reuniões tem como foco principal a apresentação das novidades científicas para as equipes multidisciplinares do HAJ. Além disso, ajudam os residentes a se prepararem para serem pesquisadores científicos e palestrantes sobre o câncer. Para os residentes em Medicina e Enfermagem, a participação nas reuniões é obrigatória, por fazer parte da grade curricular dos dois cursos.

As apresentações contam com a participação das diversas áreas e especialidades do Araújo Jorge. Dentre elas, podemos citar Ginecologia e Mama, Cabeça e Pescoço, Radioterapia e Oncologia Clínica. Os residentes também fazem apresentações de seus trabalhos desenvolvidos sob a coordenação dos setores em que estão alocados.

O chefe do Setor de Patologia Clínica, o médico Vicente Raul Chavarria Irusta, coordena as reuniões, sendo também o mediador dos encontros. Segundo o Dr. Raul, as reuniões servem para a atualização do Corpo Clínico, ampliando os conhecimentos dos médicos e equipes multidisciplinares na linguagem da cancerologia. “Os encontros os mantém informados sobre o que tem de novidade sobre o assunto”, afirma o médico.

Dr. Raul comenta que as reuniões trazem informações aos médicos e residentes e que, em paralelo, ensinam os residentes a interpretarem artigos de ciência, para desenvolverem senso crítico. “Isso faz com que o Hospital tenha formação científica dentro da Cancerologia”, acrescenta. Além disso, o médico afirma que as reuniões proporcionam aos participantes uma melhor desenvoltura nas apresentações em público, linguagem e postura.

De acordo com Dr. Raul, hoje, o Hospital Araújo Jorge é referência no setor de Cancerologia não apenas pelo tratamento, mas também devido aos estudos e pesquisas realizadas na unidade. “A reunião científica desperta esse interesse de todos e faz os residentes abrirem a cabeça para o tema”, finaliza o médico.

Texto: Flávia Rocha - Assessoria de Comunicação

Veja Também