Comunique Erro

 
Nome:
E-mail:
Erro:
Fechar
Empresas amigas
Resultados de Exames

Consulta de resultados de exames

Área médica:
Resultados de Exames

Newsletter

Receba novidades da ACCG

Cotação On line

Faça sua cotação de forma rápida e prática em nosso sistema.

Fazer cotação
Licitações

Confira aqui as modalidades
que a ACCG oferece para licitações.

Notícias
Tamanho da Letra A- | A+

Gappo – Grupo de Apoio Paliativo ao Paciente Oncológico

Destaque

 

O Grupo de Apoio Paliativo ao Paciente Oncológico foi criado em 1993 por iniciativa de profissionais que trabalham no Hospital Araújo Jorge, unidade de saúde mantida pela Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG).

Sua finalidade é levar qualidade de vida ao paciente fora de possibilidades terapêuticas (FPT) e apoiar a família na transição entre a vida, o óbito e o pós-óbito. O atendimento é gratuito e realizado no domicílio do paciente ou no ambulatório do hospital.

A iniciativa da ACCG de criar um serviço de cuidados paliativos em sua estrutura organizacional é pioneira no Brasil. O conceito, abordagem, conteúdo, metodologia e indicadores de resultados foram concebidos pela própria equipe do GAPPO à época, e aprimorados ao longo desses 25 anos.

 

O QUE SÃO CUIDADOS PALIATIVOS:

São um conjunto de cuidados que visam melhorar a qualidade de vida do paciente, aliviar a dor e o sofrimento decorrentes da doença, integrar os aspectos psicossociais e espirituais inerentes à história de vida dele e ajudá-lo a viver tão ativamente quanto possível.

 

QUEM FAZ PARTE DO GAPPO:

O GAPPO é integrado por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais das áreas médica, de enfermagem, assistência social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, atuando de forma conjunta para dar qualidade de vida ao paciente, e em paralelo ao tratamento da doença.

 

CRITÉRIOS DE ATENDIMENTO:

O paciente é encaminhado ao GAPPO pelo médico do serviço de origem quando diagnosticado que seu quadro está fora de possibilidades terapêuticas. O atendimento é realizado no ambulatório do Hospital Araújo Jorge ou no domicílio do paciente, sendo restrito aos maiores de 18 anos, que tenham um cuidador responsável e que estejam baseados em Goiânia e Região Metropolitana, num raio de 35 km da sede do GAPPO, no Hospital Araújo Jorge, Setor Universitário.

Veja Também