Comunique Erro

 
Nome:
E-mail:
Erro:
Fechar
Empresas amigas
Resultados de Exames

Consulta de resultados de exames

Área médica:
Resultados de Exames

Newsletter

Receba novidades da ACCG

Cotação On line

Faça sua cotação de forma rápida e prática em nosso sistema.

Fazer cotação
Licitações

Confira aqui as modalidades
que a ACCG oferece para licitações.

Notícias
Tamanho da Letra A- | A+

Conheça o PAS, a nova ferramenta de gestão da ACCG

Destaque

A Diretoria Executiva da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) deu início à implantação do novo modelo de gestão, baseado nos fundamentos da governança corporativa, ferramenta cada vez mais utilizada pelas empresas e instituições que buscam a sustentabilidade de seus negócios e diferenciais de mercado, num cenário competitivo e exigente. A governança corporativa se resume a um conjunto de processos, normas, condutas e procedimentos que regulam a maneira como uma empresa ou instituição é administrada ou controlada.

O modelo de governança adotado pela ACCG está expresso no Plano de Ação Anual (PAA) da Diretoria Executiva, que se constitui numa referência para a elaboração dos planos setoriais, nos quais todas as equipes deverão estar envolvidas, praticando um exercício de análise e identificação de problemas e soluções de cada setor.

Os primeiros setores a iniciar o Plano de Ação Setorial (PAS) são: Diretoria Executiva, Diretoria Técnica, Diretoria Clínica, Unidade Oncológica de Anápolis, Instituto de Ensino e Pesquisa, Assessoria de Comunicação, Oncologia Clínica, Radioterapia, Anatomia Patológica, Compras, Desenvolvimento de Pessoas, Registro e Documentação de Pessoal; Segurança e Medicina do Trabalho; Nutrição e Dietética; Custos, Estatísticas e Orçamentos Coorporativos.

Etapas

Cada etapa do processo é desenvolvida com a utilização de uma ferramenta de gestão. As etapas estão divididas na seguinte sequência: diagnóstico financeiro, com o preenchimento de uma planilha com os custos do setor; identificação e priorização dos problemas, utilizando a matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência); levantamento das causas dos problemas, respondendo aos cinco porquês da origem dos mesmos; plano de ação, com o preenchimento da planilha 5W2H, que resume uma lista de perguntas que precisam ser respondidas com o máximo de clareza possível; e um cronograma de ação.

De acordo com o presidente da ACCG, Cláudio Francisco Cabral, a melhoria contínua do sistema proporcionará uma melhoria da qualidade da assistência, que é o ponto central da política de gestão. “A síntese desse trabalho pode ser resumida em adotar um modelo de assistência e unir setores assistenciais, profissionais da assistência, assistência de um modo geral dentro desse modelo, juntamente com a área administrativa”, explica.

A definição dos setores para a implantação inicial do PAS se deu a partir do alinhamento com o Conselho Deliberativo e o corpo gerencial. “Esses setores não só irão diagnosticar várias situações, como também começarão a gerenciar um planejamento setorizado, cujas decisões serão tomadas em conjunto, ou seja, de forma compartilhada”, resumiu o presidente.

O Plano de Ação Anual (PAA) delineado pela Diretoria Executiva comtempla, por fim, a obtenção da acreditação ONA, sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços na área da saúde.

Saiba o que significa 5W2H na gestão corporativa

A sigla 5W2H, em inglês, dá nome a uma ferramenta largamente utilizada na gestão das empresas, porque elimina qualquer dúvida que possa surgir sobre um processo ou atividade. Ela resume uma lista de perguntas que precisam ser respondidas com o máximo de clareza possível. São elas:

5 W: WHAT, WHY, WHERE, WHEN, WHO

1. WHAT (O QUÊ):

Qual ação será executada?

2. WHY (POR QUE):

Por que a ação será executada?

3. WHEN (QUANDO):

Quando a ação será executada?

4. WHERE (ONDE):

Onde a ação será executada?

5. WHO (QUEM):

Quem irá executar a ação?

2 H: HOW, HOW MUCH

1. HOW (COMO):

Como a ação será executada?

2. HOW MUCH (QUANTO CUSTA):

Quanto custa realizar a ação?

Veja Também