Página Inicial » Informações » Vida Saudável » O Poder dos Sucos
 

O Poder dos Sucos
 

Não dá para imaginar o mundo sem frutas, né? Pois, o que muita gente não sabe é que existe uma infinidade de frutas e combinações que dão muito certo e acabam com alguns problemas de saúde. Agora, tem uma novidade: os sucos estão sendo enriquecidos com proteínas e outras substâncias que dão energia, força muscular e que ajudam até a combater a celulite.

Nunca ouviu falar em proteinato de cálcio? Trata-se de uma substância extraída da soja que ajuda a repor a proteína muscular perdida nas atividades físicas. Pode ser ingerido misturado no suco de laranja e acerola. E clorofila? É um pigmento presente nas plantas semelhante à hemoglobina do sangue. É rica em minerais, principalmente o magnésio, que predomina na nossa musculatura. Deixa o suco verdinho! Já a albumina é extraída da clara do ovo, muito rica em proteína , por isso também ajuda a firmar a musculatura.

Esses nomes estranhos são cada vez mais freqüentes nas lojas de suco do Rio de Janeiro. Fazem parte dos pedidos de gente preocupada com a saúde e a boa forma. Quem nunca tinha ouvido falar nos produtos, já está se familiarizando.

A nutróloga Jane Corona explica que essas substâncias ajudam mesmo a repor as proteínas musculares perdidas na atividade física. Mas, faz um alerta: em excesso, o colágeno e a albumina fazem mal à saúde. Portanto, toda atenção na quantidade: tem que ser pouca. Jane nos ensinou a fazer um suco para dar energia. Ela começa misturando banana, maçã e um copo de água. A banana é riquíssima em potássio e é um dos alimentos mais indicados para o atleta. Aí, podemos optar pelo uso do proteinato de cálcio, que é a soja, ou uma colher pequena de albumina. Para ficar ainda mais forte, mais energético, dê um colorido com a clorofila.

Outra dica da nutróloga: a maçã e o abacaxi ajudam a combater a celulite porque desintoxicam e fazem uma limpeza na rede linfática. Misture 1/3 de abacaxi, 1 maçã com casca e um pedaço pequeno de gengibre picado (é diurético, faz que o excesso de água que está embaixo da pele seja eliminado). Ah, nada de açúcar, ok?

Jane Corona, médica, com especialização em nutrologia, consultora na área de nutrição de jornais e revistas, esteve no estúdio para dar mais dicas para Ana Maria e o público.